Digno de Nota XV

Na véspera das eleições municipais, o Digno de Nota obrigatoriamente é sobre política!

Na Sala da Justiça, a batalha  Joaquim Barbosa vs. Lewandoski continua… Nesta quinta-feira, o ministro Ricardo Lewandoski votou pela absolvição do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu do crime de corrupção ativa, divergindo do entendimento do relator, Joaquim Barbosa, que  havia condenado Dirceu e os demais dirigentes do PT réus no processo.  Segundo a procuradoria,  José Dirceu – o chefe da campanha que elegeu o ex-presidente Lula em 2002 –  negociou acordos com os partidos políticos que apoiaram o novo governo e a criação de um esquema clandestino de financiamento que distribuiu recursos ao PT e a seus aliados para garantir apoio no Congresso. Lewandosky disse que a tese é contraditória e que no processo há provas para todos os gostos. Ele foi questionado pelos ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello. Os ministros avaliariam a fala como uma contradição pelo fato do colega ter condenado réus de partidos políticos ligados ao PT e que tiveram a participação confirmada no esquema pelo Supremo.

O quanto a votação do mensalão estaria influenciando as eleições municipais? Não sei. Mas, os tucanos podem voltar a ter esperanças. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira mostra empate técnico na eleições em São Paulo. O candidato Celso Russomanno (PRB) tem 25% das intenções de voto, o tucano José Serra, com 23% e o petista Fernando Haddad aparece com 19%. Levando em consideração o erro de dois pontos percentuais, Russomanno e Serra estão empatados e Haddad e Serra também estão tecnicamente empatados (Haddad: 19% + 2 pontos percentuais = 21%  e Serra: 23 – 2 pontos = 21%) . O meio de campo embolou na eleição paulistana!

Em Porto Alegre, a semana pré-eleitoral foi bem agitada.

No início da semana, foi divulgada a pesquisa Datafolha das intenções de votos dos porto-alegrenses. Na qual, o atual prefeito, José Fortunati (PDT), dispara nas intenções de voto e ganharia ainda no primeiro turno.

Mas o que esteve na boca dos porto-alegrenses nesta semana, e que não deixa de ser um ato politico pré-eleições,  foi “a derrocada do tatu-bola“. Manifestantes estavam reunidos na praça Montevidéu, para um ato denominado “Defesa Pública da Alegria”. Organizado via rede social, o movimento critica a privatização de locais públicos e o governo do prefeito José Fortunati. Os manifestantes fizeram uma roda ao redor do boneco inflável do mascote da Copa do Mundo de 2014 que está no Largo Glênio Peres e que é patrocinado pela Coca-Cola (símbolo do capEtali$mo). A partir daqui as versões dos fatos são inúmeras e foge da minha alçada achar os vilões e os mocinhos. De toda forma, as imagens do confronto entre os manifestantes e o Pelotão de Operações Especiais – POE – são chocantes. Mais uma vez o Rio Grande do Sul dá exemplo de civilidade (NOT).

Bom final de semana de eleições a todos.

instituto de pesquisa newtonsilva humor politico Instituto de pesquisa

3 comentários

  1. Assim não dá. Só tinha visto por cima esse troço da queda do capitalismo em Porto Alegre e estava evitando me informar mais. Com o post, assisti ao vídeo.

    Acho bonitinha essa revolução seletiva contra coisas absolutamente inúteis, enquanto ninguém nunca faz nada sobre a roubalheira de anos no RS – o estado com a pior situação fiscal do país – e em Porto Alegre (ex-vice-prefeito assassinado no meio da cidade, índice de criminalidade que, na região Sul, só perde para Curitiba do Ratinho Junior etc.).

    Aliás, a Dilma e o Tarso estarem apoiando 3 candidatos para a prefeitura de POA (Fortunati é da base do Tarso, amigo da Dilma; Tarso foi no lançamento da candidatura da Manuela etc.) é síntese da derrota completa.

  2. Quando eu tinha 17 anos lutava contra o McDonald e a Coca-Cola também!

  3. Com 20 (minha situação é pior do que a tua, portanto), fundei o Centro Acadêmico de Filosofia da Unicamp. Derrubei o capitalismo e o governo Mário Covas umas 9 vezes, pelo menos. Mas nego tudo isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: