Digno de Nota XIV

Essa semana o mundo virtual brasileiro esteve em polvorosa com diversas notícias e eventos.

No dia 25, um juiz brasileiro lançou uma ordem de prisão contra o Diretor-Geral do Google no Brasil, tudo por causa de um vídeo lançado por um usuário no Youtube que acusava Alcides Bernal (PP), candidato à prefeitura em Campo Grande (MS), de ser suspeito de praticar crimes. O Google se recusou a retirar o vídeo, o Fábio Coelho foi detido, o usuário que fez upload do vídeo apagou não apenas o mesmo, mas toda a sua conta, e o Brasil ainda não sabe lidar com liberdade de expressão na esfera digital. Alguma novidade aí? Acho que não.

_______________________

Entre os dias 24 e 28 de setembro aconteceu ao redor do mundo a Social Media Week, e nós tivemos a nossa própria edição, que acontece todo ano em São Paulo, e é atualmente o maior evento de comunicação digital no país.

No meio de diversos eventos e palestras, achei que seria interessante ressaltar a palestra sobre Social TV, que fala sobre como a televisão, a Internet e a publicidade se aliaram em uma só prática, e o quê isso muda para o futuro da comunicação digital.

Outra palestra interessante para quem se interessa em tendências de consumo e economia no Brasil, é o Classe C: Consome, Comenta, Curte e Compartilha, que discute os hábitos dessa classe em ascensão no país e mostra como atingir esse público que ganha cada vez mais espaço no mundo digital.

Estamos em ano de eleição, e obviamente todo político brasileiro descobriu que a Internet é o lugar para se falar com um número absurdo de pessoas por um custo baixíssimo, e todos querem ser Obama, mas como se comunica política online no Brasil? Essa palestra debate as principais estratégias e planejamentos para como fazer isso.

_______________________

Essa nota não é exatamente nova, mas com todo esse papo sobre Youtube e conteúdo digital, eu cheguei nessa palestra do Kevin Alloca, que é o Trends Manager do Youtube, sobre como e porquê vídeos se tornam virais. E o dado mais interessante dessa palestra é a possibilidade de que dentro de dois anos, 91% de todo o conteúdo online consumido será em formato de vídeo. Vale à pena tirar sete minutos do seu dia para assistir.

_______________________

Logo após o meu post dessa semana, eu encontrei essa matéria da Info sobre o Mimpit, uma plataforma de geração de aplicativos que permite a criação de aplicativos em HTML5, iOS e Android de maneira fácil e rápida. O Mimpit propõe a libertação dos usuários das necessidade de se entender linguagens de propagramação para poder montar aplicativos, e permite que qualquer um se cadastre no site e comece um próprio. Mas é de se pensar se vale realmente à pena abrir mão de estudar e ser capaz de produzir algo do zero a fim de se tornar dependente de uma plataforma que irá trazer consigo limitações para o desenvolvimento desses projetos.

_______________________

Para encerrar, após todas essas notas sobre como conectividade e tecnologia estão mudando comportamento, mercado, consumo e comunicação, achei interessante mostrar esse infográfico que fala sobre como o espaço de trabalho está mudando por causa de novas tendências tecnológicas. Escritórios estão se tornando mais flexíveis, e funcionários também, além de resultar em novas oportunidades para empresas e colaboradores e ter resultados visíveis em termos de produtividade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: