digno de nota xiii

Neste ano, comemora-se o aniversário de Alan Turing. O mundo está pipocando de eventos sobre o trabalho do cara aqui e acolá, basta você se informar na academia mais próxima de sua casa. Entre dúvidas teóricas e difíceis sobre decidability de propriedades lógicas, provas de completude e consistência, máquinas inteligentes e outros tantos temas que aparecem na obra de Turing, vale a pena dar uma trollada e perguntar se o próprio Alan Turing poderia ganhar o prêmio-Turing.

#

A discussão entre teístas e ateus realmente parece ser infindável. Surge recentemente um movimento chamado “Novo Ateísmo” – em que basicamente a diferença com o ateísmo clássico está em contar com premissas vindo da genética contemporânea e das ciências cognitivas. Lois Lee tenta explicar o que há de novo no novo ateísmo, em artigo do The Guardian. Como cético de longa data, fico descontente com os rumos da discussão e com a falta de precisão conceitual desse pessoal. Agora, na maioria dos canais de discussão, se você refuta aqueles que defendem o “Novo Ateísmo”, você refuta o ateísmo latu sensu. Na minha opinião, explicações como a de Lois Lee denigrem a imagem do ateu, ou mesmo do novo ateu, claramente colocando-o sob o escopo das pessoas irracionais: “radical secularism” e “SCIENTISM”??? Francamente, minha cara…

#

A academia parece estar mudando de lugar: cresce o número de cursos on-line a nível de graduação. Se você ainda não conhece, estes são os três grandes portais de cursos completos que podem ser assistidos na sua caminha macia: Coursera, edX (associado à MIT, Harvard e Berkeley!) e Udacity (associado à Stanford). As vantagens: os cursos são ótimos e de altíssima qualidade (recomendo com os mais altíssimos elogios, por exemplo, o curso Introduction to Mathematical Thinking no Coursera), e você pode adaptar o ritmo de estudo com os tipos de compromissos e atividades que está tendo. As desvantagens: o mercado ainda não está pronto para admitir profissionais formados em cursos na web – é preciso toda uma mudança de estrutura para isso vir a acontecer. Sinto-me obrigado a mencionar o grande herói precursor dessa nova onda: Khan Academy!

#

Tod@s já devem ter ouvido falar do polêmico filme low-budget que foi produzido recentemente – “Innocence of Muslims” (veja um questionamento bacana sobre a *eficiência* do trailer do filme aqui). Então, uma das atrizes do filmeco está processando o cineasta responsável pela obra por fraude e calúnia. A atriz em questão chama-se Cindy Lee Garcia, e ela ainda carrega no processo o pedido para o Google tirar o trailer do filme do YouTube. Em meio a diplomatas e embaixadores americanos sendo assassinados, Cindy Lee está em L.A fazendo o corre da lei, pois o pescoço dela também parece estar ameaçado. O filme me parece ser apenas uma grande desculpa para todas as ações que têm sido tomadas com a motivação *ofensa a Maomé*. No grande teatro das relações políticas internacionais, temos de nos esforçar nas inferências para saber o que realmente está acontecendo.

#

O matemático Shinichi Mochizuki afirma ter provado a famosa abc conjecture – uma hipótese até então sem prova (que, portanto, não é mostrada como teorema) sobre números inteiros que refere a equações da forma:

a + b = c,

assim como o Teorema de Fermat. A abc conjecture conta com a noção de square-free number: números que não podem ser divididos pelo quadrado de qualquer número (você encontra muitos exemplos, como 15 e 19), e também com a noção parte ‘square-free’ de um número n – sqp(n).  Grosso modo, a conjectura diz que se a+b=c, então a razão sqp(abc)r/c sempre tem o valor mínimo maior que zero para qualquer valor de r maior que 1. A prova acusada está no site do cara. A importância disso? São muitas, mas não dá pra falar de nenhuma delas sem alguma explicação detalhada. O mundo da matemática é sutil, e suas transformações são as mais poderosas (basta notar que toda ciência, em alguma parte, acaba tendo que contar com matemática).

Bom finde a tod@s!

4 comentários

  1. Eu acho engraçado um lance na turma do 9gag, 4chan e tudo mais: são grupos que sofrem bule de todo mundo por serem nerds e tudo mais, sao os primeiros a sairem por ai chamando a galera de FAG.

    Bizarro demais isso. Ao mesmo tempo, são os valentões da internet. Jamais chamariam alguém de Fag na cara, mas adoram fazer isso na internet (menos risco de apanhar, etc).


    No mais, fico muito dividido com esse lance de educação à distância…

    1. bixo, do modo como entendo o uso de ‘fag’, parece q esse pessoal usa inclusive pra si mesmo… sei lah.
      sobre o lance de ensino à distância, também tenho reservas com a educação à distância, mas tenho aprendido bastante coisa com tais cursos. inclusive não pude estudar algumas coisas na puc, pq não aceitavam aluno ouvinte, que pude estudar com tais recursos. =]

  2. eu acho que a comunidadji nerd ADORA uma cultura do insulto. até que eles saem para a rua, daí são todos bem quietinhos e comportadinhos. para mim isso é, basicamente, covardia e mentalidade de grupo. todos muito corajosos, trabalhados no insulto, mas só se for atrás da máscara. tipo, olha o que é o nível das ofensas contra grupos e indivíduos nesses forums tipo 9gag e 4chan. daí vai ver quem são as figuras atrás da máquina…

    talvez isso se explique como válvula de escape para uma gurizada que no dia-a-dia só leva na cabeça na escola. TALVEZ. mas não justifica, na minha modesta opinião.

    (óbvio, não sou da turma do panico moral e não acho que tem que ser censurado. mas sou favorável ao soco-na-testa-terapia)

    1. pode crer, entendo – tbm acho nociva toda essa agressividade. algumas piadas, no entanto, me parecem tranquilas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: