Um livro obrigatório

O Daniel Drezner, professor de Relações Internacionais na Tufts, fez um pequeno post homenageando o livro do Kuhn que fez cinquenta anos esse ano.

O Drezner argumenta, basicamente, que o livro é leitura obrigatória para qualquer curso de graduação, para qualquer graduando. Eu concordo, é claro. É um dos trabalhos mais importantes de educação científica dos últimos cem anos, e junto com o What is this thing called science? e o Epistemic Cultures, deve ser dos livros mais acessíveis sobre um tema absurdamente difícil.

No entanto, se eu tivesse que escolher um livro para sugerir como leitura obrigatória em qualquer meio, para qualquer pessoa, em qualquer momento, seria esse aqui.

“I worry that, especially as the Millennium edges nearer, pseudoscience and superstition will seem year by year more tempting, the siren song of unreason more sonorous and attractive. Where have we heard it before? Whenever our ethnic or national prejudices are aroused, in times of scarcity, during challenges to national self-esteem or nerve, when we agonize about our diminished cosmic place and purpose, or when fanaticism is bubbling up around us – then, habits of thought familiar from ages past reach for the controls.

The candle flame gutters. Its little pool of light trembles. Darkness gathers. The demons begin to stir.”

[Eu me preocupo que, especialmente com a proximidade do novo Milênio, pseudo-ciência e superstição vão com o passar dos anos parecer mais tentadoras, o canto da sereia da irracionalidade mais sonoro e atrativo. Quando ouvimos isso antes? Quando quer que nossos preconceitos nacionais ou étnicos são estimulados, em tempos de escassez, durante tempos desafiantes à auto-estima ou coragem nacional, quando agonizamos sobre nosso lugar e propósito cósmico, ou quando o fanaticismo começa a borbulhar ao nosso redor – então, exercícios mentais familiares, de eras passadas, assumem a direção.

A chama da vela hesita. A pequena iluminação que ela produz fica instável. A escuridão se organiza. Os demônios começam a se excitar. ]

Por sinal, hoje o grande projeto do Carl Sagan, a Voyager, completou 35 anos. Na minha modesta opinião, trata-se de uma das invenções mais importantes da história da humanidade, lá em cima, junto com o triângulo, a linha reta e a pólvora.

E aí, qual livro vocês recomendariam para qualquer aluno de graduação?

7 comentários

  1. Tatiana Vargas Maia · · Responder

    Tenho muita dificuldade em escolher só um, mas me lembro que quando li o Chalmers, no segundo semestre de 2000, foi uma iluminação. :)

    1. Tatiana Vargas Maia · · Responder

      Que massa, Bernardo! :D

  2. marcosfanton · · Responder

    SABIA que tu ia ver esse post do Voyager 1. Ia te passar, mas tive que sair e zzz. :)
    Fora isso, concordo com estes livros e acrescentaria, quem sabia, algum artigo do Weber (como o da “objetividade” nas ciências políticas e sociais ou o Ciência e Política como Vocação).

  3. Weber era uma, heinz. :)

  4. recomendo com os mais efusivos elogios um livro chamado ‘Reason and Argument’, do Richard Feldman. serve para todas as áreas científicas e procura oferecer fundamentos de diferentes tipos de raciocínio nas mais variadas áreas.

  5. Terrific, Fabs! Um livro que li na graduação na França (e que nem sei se tem versão brasileira) é _Du monde clos à l’univers infini_ (_From the Closed World to the Infinite Universe_, Baltimore: John Hopkins Press, 1957) do Alexandre Koyré, cujos _Études galiléennes_ foram uma influência decisiva para a obra do Kuhn. Um outro livro clássico para introduzir problemas de história e filosofia da ciência que li mais ou menos na mesma época foi o _Personal Knowledge_ do Michael Polanyi.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: