Hoax 2.0

Ontem eu recebi mensagem de um contato no Whatsapp falando sobre como o Whatsapp iria se tornar pago, e por isso a mensagem deveria ser repassada para, no mínimo, 10 contatos, para evitar qualquer tipo de cobrança futura.

Durante a semana passada, um dos artigos mais lidos no Facebook falava sobre como a Samsung teria pago um bilhão de dólares em moedas para a Apple.

Se qualquer dessas duas coisas fossem verdade, nós teríamos:

1) usuários extremamente indignados com o fim de um serviço gratuito que salva muitos trocados no bolso de quem possui smartphones,

2) A maior e melhor trollada já feita por uma marca, nesse mundinho da tecnologia.

Mas pra mim, o mais interessante é pensar o que faz as pessoas acreditarem em coisas como essas. Seria ingenuidade, ou a idéia de que coisas fantásticas podem acontecer, como dezenas de caminhões com moedas de cinco centavos sendo descarregadas aos pés do Tim Cook?

Em casos como o do Whatsapp, eu acredito que seja um misto de “quando a esmola é demais, o santo desconfia” com um pingo de histeria tecnológica: a idéia de que não é possível que existam serviços tão úteis e legais que não cobram nem um centavo pelo seu uso.

No caso da Samgung x Apple, eu não saberia ao certo explicar, mas faços das palavras do Teo, as minhas: “No meu universo paralelo isso aconteceu de verdade e lá agora eu estou marretando meu iPad e correndo pra comprar um Galaxy com os olhos marejados de orgulho.”

One comment

  1. Tatiana Vargas Maia · · Responder

    Me parece que no caso do Whatsapp existe também aquela velha e boa dinâmica que a gente chama (brincando) de “inclusão digital”, ou seja: um desconhecimento básico de como as coisas funcionam nesse brave new world da web. Afinal de contas, não é um trote novo – esses papos existem desde o tempo do BBS. :)

Deixe uma Resposta

