Digno de Nota IX

 Nesta semana no Brasil, para quem está acompanhando o julgamento do mensalão e não sabe se coloca  a pizza no forno:  o relator do processo no STF,  ministro Joaquim Barbosa, votou, nesta quinta-feira, pela condenação do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), do publicitário Marcos Valério e seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbarch.  Mas as votações ainda não foram concluídas e continuaram na próxima semana.

Oremos, é o que aconselha, um dos acusados, o deputado João Paulo Cunha: “Muita gente me pergunta aonde consigo força para enfrentar isso. Confesso que não sei direito. Eu sei que estou sendo empurrado para frente. Desconfio que a primeira base para ter esse ânimo é a fé e a crença em Deus”. Mal começou o julgamento do mensalão e parece que o número de  evangélicos está crescendo no Brasil.

Falando em religião, o megalomaníaco Hugo Chávez está construindo um mausoléu em homenagem ao seu ídolo, Simón Bolívar. Os custos da “obra de arte” à prova de terremotos (!) estão avaliados em $140 milhões. A construção vem gerando polêmicas sobre as prioridades do governo Chávez e sobre o seu gosto artístico: “It looks like a cage to hold King Kong,” said Ramon Olivares, an art student walking near the structure. His friend, Pedro Gonzalez, who is studying interior design, just grimaced and said, “You’re being too kind. This is oversized and   doesn’t blend in well. There’s no flow to the lines, and it’s disruptive.” 

Deixando a política de lado e puxando a brasa para o meu assado, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) lançou esta semana o último mapa da obesidade nos Estados Unidos, baseado num sistema de vigilância em saúde que obtém seus dados por  telefone (Behavioral Risk Surveillance System). As prevalências de obesidade ultrapassam os 20% em todos os estados norte-americanos. O Mississippi com seu famoso “fried chicken” lidera o ranking  dos gordinhos nos EUA.

“[O]besity prevalence ranged from 20.7% in Colorado to 34.9% in Mississippi in 2011. No state had a prevalence of obesity less than 20%. 39 states had a prevalence of 25% or more; 12 of these states had a prevalence of 30% or more: Alabama, Arkansas, Indiana, Kentucky, Louisiana, Michigan, Mississippi, Missouri, Oklahoma, South Carolina, Texas, and West Virginia.”

O Mapa geral da obesidade nos EUA e sua evolução, você encontra aqui!

Por fim, em Porto Alegre (capital do móooondo), um vídeo muito bacana mostra a história da tradicional feirinha orgânica da Redenção. O que mais chama a atenção nesse curta são os depoimentos sobre as motivações dos agricultores para o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos. Ao contrário do que muitos pensariam, eles não querem salvar o mundo, parecem estar apenas querendo salvar a sua própria vida, que era ameaçada pelo uso de pesticidas.

Um bom final de semana!

4 comentários

  1. Cidade mais gorda dos Estados Unidos é (ou era) Evansville, Indiana. Fica a coisa de uma hora e quinze minutos de Carbondale. fomos lá ver um show do Dylan, e as pessoas compravam baldes de 1 pound (MEIO QUILO) de pipoca para consumo INDIVIDUAL durante o SHOW!

    E um lance que percebi aqui é que a chamada Soul Food é um veneno. Simplesmente não conseguimos comer aquilo, é um negócio intragável de tão doce e gordo. Mas o pessoal AMA ao ponto de não conseguir comer outro tipo de coisa.

  2. HAHA, de acordo com este mapa http://www.cdc.gov/obesity/data/animated_map_slides/map26.jpg, da para fazer uma correlação imensa entre ser gordo e votar nos republicanos :P

  3. No Brasil, quem lidera o ranking da obesidade é o RS em todas as faixas etárias e em ambos os sexos, ou seja, voltando pro Brasil fujam daqui! Rsrsrsrs

  4. bom, do jeito que gaucho come mal…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: