digno de nota (VII)

Em semana de jogos olímpicos, a emissora NBC, uma television network  de New York, recebeu pedradas de críticos que estavam assistindo a emissão das olimpíadas. Por que? Basicamente, porque a transmissão apresentava atraso, fato que gerou um dos trend topics mais agitados desta semana no twitter: #nbcfail.  O problema em si não é muito digno de nota – o que é digno de nota, porém, é o fato de os consumidores de mídia poderem reclamar e serem ouvidos amplamente. No caso em questão, virou assunto no NYTimes, tirou a paciência do chefe da emissora, e levantou questionamentos sobre o significado e a eficácia do protesto online. Será que esta nova posição dada a população não pode tornar suas exigências desarrazoadas em algumas circunstâncias? (alguns dizem que este delay de transmissão sempre existiu na televisão tradicional…).

Talvez este povo precise dar uma relaxada – e uma boa solução é se mudar para o Uruguai. Afinal, o uso pessoal de marijuana está descriminalizado neste país. A medida legal inclui como proposta a inclusão da cannabis na agricultura uruguaia (basicamente movimentada pela plantação de arroz, soja e trigo). Todo o plano estaria ligado a tentativa de criar uma alternativa às políticas anti-drugs dos EUA. A idéia é separar o baseado de maconha da heroína e da cocaína por meio de uma estratégia de mercado, no caso, o mercado clandestino dos traficantes (by the way: alguém tem cálculos aí mostrando o impacto do tráfico de drogas no PIB de algum país???). Não preciso lembrar que o assunto é polêmico no level mais alto que se possa imaginar.

Enquanto a Apple e a Samsung brigam na justiça para ver quem tem direito a patente do tablet, caras como Evan Salinger e Cass Sunstein discutem a questão da falta de polidez e o comportamento rude nas redes sociais e blogs. É quase um lugar comum a constatação de que o anonimato da rede deixa as pessoas mais “soltas” para falarem feio e se xingarem mutuamente – algo que em muitos casos dificilmente fariam em uma discussão presencial. Em épocas de eleição, o problema da falta de educação se agrava: os eleitores passam a se ofender e a tão sonhada discussão racional e democrática, o ideal dos “visionários” da internet e dos epistemólogos, vai pro saco.

A solução que está sendo proposta é o método do nudging – uma estratégia tecnológica para frear os impulsos nervosos dos internautas. Este método seria um meio termo entre a privação da liberdade de expressão e o degringolamento total do palavrório na internet. Basicamente, o nudging consiste numa mudança do código nas páginas dos blogs ou das redes sociais: há um algoritmo que intercepta conceitos e asserções que poderiam ser ofensivos ou agressivos, e esta intercepção conduz a uma interação com o internauta, pedido se ele quer realmente publicar aquilo que escreveu, dando ao internauta mais tempo para pensar sobre a sua postagem antes de apertar “post” ou “reply”. Como diz o Kripke: são muitos mundos possíveis.

Por fim, o fim do cineasta Chris Marker, que faleceu dia 30 de julho aos 91 anos. O trabalho deste diretor é basicamente construído nos aspectos mnemônicos da vida humana: a memória dá significado a história, e a arte seria nada mais do que um efetivo esforço desta faculdade. Sua obra mais conhecida é La Jetée, de 1962 – um filme maravilhoso com cenas estáticas e narração literária (a técnica da photomontage). Chris Marker inspirou uma legião de cineastas e artistas de outras áreas. Mas o que acho bacana mesmo é este lance de ficção distópica – não parece que estamos nos aproximando daquele futuro caótico dos filmes sci-fi?

#################################################################

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: