evitar falácias – let’s go!

Uma parte importante de uma boa educação científica/filosófica está na identificação de falácias de raciocínio. O conceito de falácia é bastante abrangente – sua referência inclui muitos processos e padrões de raciocínio ou argumentação. Basicamente, falácias tem uma característica essencial: as razões aduzidas em favor da tese que o arguidor falacioso quer defender não oferecem o suporte (dedutivo ou indutivo) requerido para a tese em questão. Tenho certeza de que encontramos muitas instanciações de falácias – não só em tribunais e propagandas políticas, mas também em salas de aulas com professores e alunos que estudam com afinco, em laboratórios de cientistas altamente renomados, e mesmo em nossos próprios sistemas de crenças.

Então, se um dos nossos objetivos epistêmicos está em evitar o erro, e creio que este objetivo seja quasi-unânime, é importante que atentemos para as falácias de raciocínio até então identificadas (pode haver mais!). Então, na minha navegada matinal pela internet, encontrei este site muito bacana, o yourlogicalfallacyis, onde há uma explicação boa e simples sobre 24 falácias de argumentação. O site é interativo e até engraçado, tirando o “peso” que geralmente há em textos sobre raciocínio e lógica.

Mais adiante devo estar fazendo um post sobre tipos específicos de falácias que têm se mostrado frequentes no cenário da filosofia atual.

One comment

  1. Eu tenho um exemplo de argumento falacioso para te dizer: Segundo o que eu li no Tecmundo aqueles que não tem conta no facebook são considerados suspeitos ou têm problemas psicológicos(Discordo plenamente disso, nao há nada de verossímil neste argumento). Que argumento mais ridículo, nada a ver, isso não passa de um argumento estúpido para chocar as pessoas, veja se pode…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: