Outro puzzle de viagem a Marte

Em outro post, eu havia apresentado um puzzle que aparecia no livro de Muriel Mandell – The Fantastic Book of Logic Puzzles. Meus alunos de lógica encontraram a resposta, e têm se mostrado como ótimos resolvedores de puzzles lógicos. O bacana deste tipo de problema é que eles nos estimulam a pensar logicamente e podemos fazer isso sem o uso do simbolismo formal do cálculo proposicional ou do cálculo de predicados (em verdade, nós de fato pensamos logicamente em muitas situações com a nossa linguagem natural). Segue aqui então um novo desafio – uma variante daquele primeiro puzzle:

Você sabe que os marcianos são dividos em dois grupos: o grupo dos marcianos que sempre falam a verdade e o grupo dos marcianos que sempre mentem. Porém, você não consegue classificar um marciano como mentiroso ou verídico simplesmente por suas características físicas. Você precisa descobrir o tipo de um marciano por meio de raciocínio. 

Ao chegar em Marte, você vê três marcianos, e pergunta a eles: “Vocês são marcianos que falam a verdade?”. O Marciano Grande responde a sua pergunta coçando a barriga – e coçar a barriga é uma forma de responder “sim” ou “não”. O Marciano Pequeno lhe informa que o Marciano Grande respondeu que é um marciano que fala a verdade. No entanto, o terceiro sujeito, o Marciano Médio, diz que o Marciano Grande está mentindo. Quantos destes três marcianos são mentirosos?

2 comentários

  1. A maior confusão que esse problema causa é relacionada a pergunta que fazemos aos marcianos: “Vocês são marcianos que falam a verdade?”
    O problema deveria ser colocado da seguinte forma: Você pergunta ao marciano grande se ele fala a verdade…

  2. Luis Rosa · · Responder

    Michele, a sofisticação do puzzle está justamente no fato de que a pergunta que fazemos é direcionada aos três marcianos – não a um em especial. Não existe somente uma alternativa para responder corretamente a este puzzle. Explore diferentes premissas, de acordo com as mesmas condições, e você irá tirar a mesma conclusão sobre o número de mentirosos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: