Entendendo Harry Frankfurt

Caminhando pela rodoviária de Porto Alegre, procuro um bar decente para comer algo gostoso. Vejo um enorme pastel de guizado, gorduroso e balofento, em uma vitrine. Eu QUERO comer aquele pastel [desejo de primeira ordem]! Imagino a satisfação em botar um pedaço daquela banha frita na boca [desejo de primeira ordem]. No entanto, não quero perder a fome, já que estou indo para São Leopoldo e lá haverá uma festa de aniversário com churrasco de cordeiro e rinoceronte [desejo de primeira ordem]. Também lembro da minha avó “sugerindo” para eu deixar as batatas fritas do lado e comer aquelas “saudáveis” folhas de alface murchas e pretas [desejo de primeira ordem]. Mas, sei que o churrasco vai demorar e que também aquele pastel não é tão grande quanto a minha fome gostaria que fosse [desejos de primeira ordem]. Por isso, desejo querer comer aquele pastel engordurado, frito às 5h da manhã, e que o resto vá para o inferno [desejo de segunda ordem]. Pego a carteira para comprar e vejo que só tenho mais 5 pila – o que me deixaria no aperto para voltar para casa [desejo de primeira ordem]. Mesmo assim, continuo desejando querer aquele pastel. Pego a nota, dou para a atendente ruiva e, enquanto olho para a fila, recebo o troco. Me encaminho até o balcão, dou a nota fiscal para o atendente-açougueiro-chapeiro-faxineiro-pintor e, em instantes, recebo o objeto de querer do meu querer. “Abocanho gentilmente” um pedaço do pastel, enquanto um líquido pegajoso escorre pelas minhas mãos [freedom of the will]. Pronto: SOU LIVRE! 

Estou querendo querer colocar este exemplo no paper…

One comment

  1. […] 17, 2008 por fabriciopontin No nosso debate aqui no blog, até agora o único que foi para frente, começamos uma discussão sobre […]

Deixe uma Resposta

