Fim de semestre – parte 1

Bom, como falta praticamente um mês para a entrega dos papers do semestre, acho que está na hora de arregaçar (ui!) as mangas e começar a escrever. Como tenho que escrever pelo menos um paper longo (com sustança), durante o mestrado, em algum linha de pesquisa diferente da qual estou trabalhando (filosofia do conhecimento e da linguagem), escolhi abordar, em ética e filosofia política, o tema da determinação e da autodeterminação. Esta questão surgiu da leitura do livro do Tugendhat, Autoconsciência e autodeterminação, que possui, a partir das lições sobre Heidegger, uma linha de argumentação bastante interessante sobre o assunto.

Segue abaixo o material que consegui levantar até agora e a estrutura básica do artigo: 

(1) Como delimitar filosoficamente o problema da determinação e do livre arbítrio? Aqui, os principais textos seriam: 

TUGENDHAT: O conceito de livre abítrio, em “Ser-verdade-ação”; Livre arbítrio e determinismo, em “Antropologia em vez de metafísica”; A moral em perspectiva evolucionista, em “Problemas”;

LOEWER, Barry. “Determinism”. In: PSILLOS, Stathis; CURD, Martin (Ed.) The routledge companion to philosophy of science. London; NY: Routledge, 2008. (disponível no eMule).

GRIM, Patrick. Free Will in context: a contemporary philosophical perspective. Behavioral sciences and the law. N. 25. pp. 183-201. (2007).

KANE, Robert. Introduction: the contours of contemporary free will debates. In: KANE, R. The Oxford handbook of free will. Oxford; NY: Oxford, 2002. 

(2) Depois de uma pequena contextualização do debate e da delimitação de alguns conceitos-chaves, passo para a segunda parte, que vai ser a maior: explicar o conceito de autodeterminação de Tugendhat. Vejo isso a a partir dos seguintes pontos:

(A) Reformulação do conceito de razão na (vii) lição 07 das Lições

(B)  Formulação do conceito de relacionar-se/comportar-se consigo mesmo (Sichzusichverhalten) e autodeterminação a partir da crítica a Heidegger nas (viii) lições 08, 09 e 10 de Autoconsciência e autodeterminação

(C) Pergunta prática fundamental, conceito de “bom” e “moral”. Textos: (ix) primeira parte de Egocentricidade e mística; (x) Como devemos entender a moral? e (xi) Nietzche e a antropologia filosófica: o problema da transcendência imanente, em “Problemas”; (xii) Antropologia como filosofia primeira. 

(3) A partir da formulação desses conceitos, posso tentar confrontar Tugendhat com a resposta que outros autores deram à temática do determinismo e da concepção de pessoa. A idéia aqui é (1) tentar encontrar argumentos filosóficos plausíveis com a discussão contemporânea, sem aceitar, principalmente, uma argumentação que seja fundamentada na relação sujeito-objeto e (2) como Tugendhat consegue dar conta de outras propostas. Textos:

FRANKFURT, Harry. Freedom of the will and the concept of a person. The Journal of philosophy. 1971.

OLIVEIRA, Nythamar. Rawl’s normative concept of person: a kantian reinterpretation.

JAMES, William. The dilemma of determinism. 

CHISHOLM, Roderick. Human freedom and the self. (achei esta cópia tosca).

A Nature possui alguns artigos e resenhas muito legais sobre o debate neurociência-free willBALL, Philip. Do flies have free will? ; KONNER, Melvin. The buck stops here, resenha de DENNET, D. “Freedom evolves”; MORENO, Jonathan. Neuroethics: an agenda for neuroscience and society

Há também um site do Ted Honderich dedicado exclusivamente à temática do determinismo e da liberdade da vontade.

É isso. Não vou ser exaustivo com a bibliografia listada, mas fica como um bloco de notas ou um acúmulo de materiais para compartilhar. Se alguém tiver alguma sugestão – seja de qual tipo for – é bem-vinda. 



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: