“Tu ainda vai mudar teu projeto de mestrado”

Pois é, esta frase, repetida diversas vezes por alguns colegas (em especial, pelo André), acabou se tornando realidade. Segue abaixo a minha nova proposta.

A idéia básica é investigar a relação entre teoria e prática em Heidegger e Tugendhat. As hipóteses seriam:

(1) Em Heidegger, temos a distinção, realizada no §69b de ST, entre ocupação circunspectiva e a-temática e ocupação a-circunspectiva e temática do Dasein e, ainda, a vinculação entre teoria e práxis;

(2) Em Tugendhat, temos a elaboração de três concepções de filosofia analítica da linguagem (ver, de forma resumida, Lição 08 das Lições): (1) como método analítico-lingüístico; (2) como semântica formal; (3) como justificação prática. Nestas duas últimas concepções, há uma diferenciação entre filosofia teórica e filosofia prática, já que, além de termos tarefas diferentes – a primeira pergunta pelas pressuposições universais de toda compreensão, enquanto que a segunda pergunta pela própria vida como um todo -, temos tipos de enunciados diferentes, correspondendo a tomadas de posição sim/não igualmente diferentes.

As perguntas iniciais seriam:  (1) qual a diferença dos conceitos entre os dois? e (2) até que ponto a filosofia como um todo de cada um possibilita essa relação?


AddThis Social Bookmark Button

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: